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Tão importante quanto a imagem que se passa em uma comunicação externa, a comunicação interna é a que passará a mensagem ao primeiro cliente, o colaborar de uma empresa. Estudo da WorkJam mostra que 46% das corporações não têm um canal direto de contato entre a matriz e os funcionários da linha de frente, por exemplo, e que 40% das empresas têm dificuldade em compartilhar informações corporativas com colaboradores que não trabalham no escritório — algo importante, sobretudo no contexto home office.
Entre alguns objetivos da Comunicação interna, estão:
Por isso, é tão importante manter os canais e agentes de comunicação interna bem ajustados, em concordância e prontos a esclarecer qualquer dúvida. Se o clima estiver pesado, é provável que os empregados não vão conseguir dar o melhor de si. Já em um ambiente com regras claras, eles se sentem mais seguros para produzir, modificar processos e sistemas, adequando-os para fazer mais em menos tempo. Assim, não é exagero dizer que a comunicação interna favorece a produtividade.
Os meios são os mais variados, mas atente-se em ter constância. Criar o hábito de se dirigir aos seus colaboradores, passando informações, alinhando posicionamentos, esclarecendo dúvidas é essencial. Para isso, podem ser realizadas reuniões, treinamentos, workshops, assim como desenvolver canais de comunicação diretos com seus colaboradores, como intranet, redes sociais internas, murais, e-mails, TV Corporativa, Rádio Interna, etc.
Os meios podem ser vários e até combinados. Mas o importante mesmo é ter as informações claras, objetivas e alinhadas ao posicionamento da empresa.
(Fonte: Consumidor Moderno – Fundação Instituto Administração)
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