A importância da Comunicação Interna

Tão importante quanto a imagem que se passa em uma comunicação externa, a comunicação interna é a que passará a mensagem ao primeiro cliente, o colaborar de uma empresa. Estudo da WorkJam mostra que 46% das corporações não têm um canal direto de contato entre a matriz e os funcionários da linha de frente, por exemplo, e que 40% das empresas têm dificuldade em compartilhar informações corporativas com colaboradores que não trabalham no escritório — algo importante, sobretudo no contexto home office.

Todos sabem que a comunicação interna é a chave para construir bons relacionamentos entre líderes e liderados em uma empresa e que com ela é possível compartilhar mensagens de maneira padronizada, simples e eficiente, favorecendo a formação de laços consistentes. Por isso, investir nessa área é fundamental para alimentar o espírito de equipe, manter os funcionários satisfeitos e elevar a produtividade.

Entre alguns objetivos da Comunicação interna, estão:

  • Educar o cliente interno;
  • Difundir missão, visão, valores e boas práticas;
  • Manter um fluxo de informação padronizado, com oportunidades para que todos falem e sejam ouvidos;
  • Favorecer a transparência e um clima organizacional agradável;
  • Promover a conscientização sobre temas relevantes;
  • Proporcionar aproximação entre uma mesma equipe e/ou diferentes departamentos;
  • Compartilhar informações estratégicas para que os colaboradores tenham suporte na hora de falar com clientes e fechar novos negócios;
  • Trabalhar a motivação dos colaboradores;
  • Criar e fortalecer relacionamentos;
  • Facilitar e incentivar feedbacks constantes;
  • Construir canais de escuta abertos e democráticos;
  • Valorizar ideias, histórias e princípios dos funcionários;
  • Reforçar uma imagem positiva da empresa junto a clientes internos e externos;
  • Eliminar ruídos na comunicação, equívocos, fofocas e boatos.

Clima organizacional

O clima organizacional é um dos fatores essenciais para o bem-estar no trabalho e muitas vezes fator decisivo para um profissional permanecer em uma empresa ou não. Afinal, informações desencontradas acabam provocando um ambiente de instabilidade e insegurança, dando a entender que não há regras claras ou que essas normas podem mudar a qualquer momento.

Por isso, é tão importante manter os canais e agentes de comunicação interna bem ajustados, em concordância e prontos a esclarecer qualquer dúvida. Se o clima estiver pesado, é provável que os empregados não vão conseguir dar o melhor de si. Já em um ambiente com regras claras, eles se sentem mais seguros para produzir, modificar processos e sistemas, adequando-os para fazer mais em menos tempo. Assim, não é exagero dizer que a comunicação interna favorece a produtividade.

E de que forma é possível criar uma cultura de comunicação interna?

Os meios são os mais variados, mas atente-se em ter constância. Criar o hábito de se dirigir aos seus colaboradores, passando informações, alinhando posicionamentos, esclarecendo dúvidas é essencial. Para isso, podem ser realizadas reuniões, treinamentos, workshops, assim como desenvolver canais de comunicação diretos com seus colaboradores, como intranet, redes sociais internas, murais, e-mails, TV Corporativa, Rádio Interna, etc.

Os meios podem ser vários e até combinados. Mas o importante mesmo é ter as informações claras, objetivas e alinhadas ao posicionamento da empresa.

(Fonte: Consumidor Moderno – Fundação Instituto Administração)