Você sabe o que é media training e como ele pode ajudar a sua empresa?

Desenvolver habilidades de comunicação é fundamental para se relacionar com jornalistas em entrevistas, eventos ou encontros. No universo da assessoria de imprensa e relações públicas, o media training é o treinamento que prepara o porta-voz da empresa para falar sobre assuntos do segmento com os veículos de imprensa, afinal, nem todas as pessoas estão preparadas para encarar câmeras, segurar o microfone e manter a segurança na fala.
O media training é como uma imersão em assessoria de imprensa voltada ao aperfeiçoamento da oratória e postura do porta-voz da empresa. Sem esse treinamento, os profissionais ficam suscetíveis a perder o foco da entrevista, ter falas retiradas do contexto, se comportar de forma inadequada e até mesmo divulgar informações que não deveriam ou não precisam estar na mídia.
Para trabalhar esses aspectos, o treinamento é baseado em técnicas de comunicação que incluem desde a explicação do trabalho de assessoria até a simulação de entrevistas, análise comportamental, técnicas de memorização, treino das mensagens-chave sobre os assuntos mais importantes da organização, e realização de gravações para avaliação final da postura do porta-voz.
O formato da capacitação depende do nível de preparo do porta-voz e da necessidade de treinamento, por isso, o media training pode acontecer em um dia, parte de um dia e, em casos mais específicos, em três dias. As capacitações misturam teoria e prática e podem ser realizadas individualmente ou em grupo.

Selecione o profissional correto

A escolha do porta-voz é o ponto principal do media training. Nesta etapa, que deve ser a primeira, a recomendação é de que esse profissional faça parte do alto escalão da empresa (presidência ou diretoria) e esteja disposto a lidar com a imprensa independente da situação.
A pessoa escolhida será devidamente treinada para dar respostas rápidas em situações de crise. O preparo contribuirá para que o profissional mantenha o controle de situações adversas evitando que a empresa cometa erros na hora de se posicionar sobre assuntos sérios.
É importante que as empresas escalem mais de um profissional como porta-voz. Dependendo do assunto ou situação, é possível indicar outra pessoa para dar entrevistas e assim contar com mais colaboradores preparados para manter o posicionamento e a imagem da organização na sociedade.
E lembre-se! Estamos aqui para te ajudar sempre em qualquer situação de exposição. Nos chame para conversarmos a respeito.