A comunicação é essencial para o sucesso de qualquer estratégia empresarial. Ela não apenas engaja os colaboradores, mas também garante a implementação consistente dos planos. Uma comunicação eficiente ajuda a liderança a alinhar todos os membros da equipe com os objetivos da empresa, prevenindo conflitos, aumentando a eficiência e impulsionando a produtividade
Pesquisas de instituições renomadas como McKinsey & Company e Harvard Business Review mostram que comunicar a estratégia de forma clara é crucial para o sucesso. Um estudo da McKinsey & Company revelou que empresas que investem em uma comunicação eficaz têm muito mais chances de alcançar seus objetivos estratégicos
No Brasil, uma pesquisa da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) de 2022 indicou que 59% dos participantes veem a falta de transparência como o maior risco na comunicação. Além disso, 70% consideram o engajamento das lideranças um dos maiores desafios, e outros pontos críticos incluem o gerenciamento do excesso de informações e a comunicação da estratégia (55%), além da melhoria na mensuração das iniciativas (53%).
Outra pesquisa do Zeno Group revelou que apenas 19% dos executivos acreditam que os profissionais de suas empresas comunicam a estratégia de maneira eficiente, enquanto 33% não confiam de forma alguma. Em empresas com mais de 10 mil funcionários, essa confiança é ainda menor em comparação com empresas menores. Além disso, 57% dos trabalhadores acreditam que poderiam ter um desempenho melhor se estivessem mais informados sobre os planos da empresa.
A Revista The Economist também investigou as barreiras na comunicação no ambiente de trabalho moderno. De acordo com a pesquisa, 44% dos entrevistados relataram que a falta de comunicação causou atrasos ou falhas na conclusão de projetos, 18% observaram uma redução nas vendas, 52% mencionaram aumento no estresse e 31% indicaram desânimo.
Esses dados mostram claramente que a comunicação da estratégia precisa ser adaptada para diferentes públicos e níveis hierárquicos dentro da organização. Assim, todos poderão entender e alinhar-se com os objetivos da empresa, promovendo uma performance mais eficaz e alinhada à estratégia.